google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 }); Assistência Técnica: Fornos microondas Google+

sábado, 12 de julho de 2014

Fornos microondas

Continuação
 

Penetração

A interacção entre um campo magnético e as moléculas das substâncias causam uma perda do dieléctrico ou perda de energia, expressa em W/cm2. Consecutivamente, a energia absorvida

faz com que as moléculas se movem, e, assim, que o calor seja libertado, calor este necessário para a cozedura.

Da mesma maneira que a electricidade percorre um circuito eléctrico, as microondas atravessam o ar e materiais condutores até encontrarem até encontrarem uma carga resistente com alto coeficiente dieléctrico tal como a água ou produtos alimentares.

O campo electromagnético desenvolve uma intensa actividade no interior dos alimentos. A energia transmitida na frequência de 2450mhz faz com que as moléculas tendam a alinhar com o campo e vibrem a 4,9 milhões de vezes por segundo.

O calor gerado pela rotação das moléculas

 O calor gerado por esta rotação é resultado das microondas e da água contida nos alimentos. A profundidade que as microondas penetram nos alimentos tem a ver com a potência do emissor. A acção directa de calor é muito intenso na superfície e nas primeiras camadas, como a espessura aumenta, a penetração é progressivamente menor.


 

 O aquecimento continua até ao interior dos alimentos apenas por condução do calor.

 

Comparado com outro processos de cozedura deve notar-se que: 

-Os alimentos são cozinhados directa e instantaneamente.

-As paredes do forno e recipientes não são aquecidos pelo microondas, mas sim por simples condução térmica.

 

Acção electromagnética

As moléculas de diferentes substancias são constituídas por um ou vários núcleos carregados positivamente, e um ou vários electrões de carga negativa e, portanto, são polarizados.

Vamos colocar estas moléculas entre dois quadros ligados a uma fonte de corrente contínua.

As moléculas movem-se numa determinada direcção, dependendo da direcção do campo electromagnético gerado entre as placas.

Vamos substituir a corrente contínua em corrente alternada.

Quanto mais alta for a frequência mais rápido se movem os electrões.

Num corpo as moléculas estão muito juntas, e em número muito elevado. Assim entram em rotação provocando o aquecimento d

Guia de ondas

 

As microondas são levadas do magnetrão para o interior do forno através de um guia de ondas.

 

 

Guia de Ondas

 

 

 

Dispersor de ondas

O dispersor de ondas assegura que o campo electromagnético por toda a área de cozedura. A sua acção é completada paredes do forno que reflectem as ondas. É constituído por uma hélice de alumínio com 6 pás, é preso ao topo do forno e vai rodar com o ar vindo do ventilador.




Sem comentários:

Enviar um comentário