google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 }); Assistência Técnica: Ameaças Tecnológicas Google+

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ameaças Tecnológicas


                Ameaças Tecnológicas

  Os novos gadgets e invenções como impressoras 3D, os carros sem condutor, foram pensados para melhorar o nosso nível de vida. Mas também podem ser utilizados para cometer delitos.

  Cada dia maravilhamo-nos mais com os avanços da tecnologia e dos novos prodígios tecnológicos que nos ajudam nas tarefas quotidianas e nos facilitam a vida.

Uma impressora 3D pode usar-se para imprimir um jogo para uma criança, mas também uma pistola de plástico que dispara balas verdadeiras. Um carro sem condutor pode levar de um lugar para outro uma pessoa cega ou um idoso que não pode conduzir, mas também pode ser utilizado para transportar uma bomba e rebentar contra um alvo programado.

  Não é ficção científica, nem um guião para um filme de Hollywood. São possíveis actos que estão sendo avaliados pelo FBI, segundo uns documentos internos que o jornal The Guardian

  A tecnologia facilita-nos a vida, mas também oferece novas ferramentas para os delinquentes, que podem dar lugar a novos delitos. Alguns estão-se cometendo neste momento. Outros são mera especulação, e não são executáveis dentro de alguns anos. Mas as polícias de todo o mundo já os estão a avaliar, para se antecipar. Irão conseguir?

                             Hackear os teus ecrans

  Cada vez temos mais écrans à nossa volta. Por exemplo, agora podemos enviar vídeo desde o teve acesso.nosso smartphone para a televisão com o Chromecast. O perito em segurança Den Petro conseguiu hackealo com um dispositivo Raspberry Pi para emitir o que quiser, mesmo sem entrar na rede WiFi. O mesmo se aplica ao conteúdo de internet que se recebe numa Smart Tv.

Tem sido feito demonstrações em conferências de hackeres, televisões inteligentes pirateadas com conteúdo externo.

                             Ver as tuas camaras web

Antes restringiam-se ao computador, mas agra temos webcams no telemóvel, nos tablets, no jardim e em dispositivos de vigilância de bebes. Há uns meses utilizadores de camara Foscam e Trendnet denunciaram que ouviam vozes nos quartos dos seus filhos. Descobriu-se que tinham sido pirateadas, tanto para ver como para falar.

                                              Sequestrar a tua casa inteligente

  Peritos contratadas pela revista Forbes descobriram que o sistema Insteon podia ser pirateado abrindo simplesmente no hardware, para controlar desde o telemóvel as luzes, o televisor, o sistema de aquecimento, e mais perigoso ainda: a porta da garagem. O sonho de qualquer ladrão.

                         Espiar familiares e conhecidos

Os microcontroladores programáveis como o Raspberry Pi (www.raspberrypi.org), do tamanho de uma carta de crédito, já permitem criar dispositivos de espionagem portáteis.

CreepyDOL regista todos os dados de uma rede WiFi, e recompila webs, nomes, direcções, correios, e outros dados de pessoas que usam a respectiva rede. Sem que se apercebam, e sem deixar rasto.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário