google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9814870461270341, DIRECT, f08c47fec0942fa0 }); Assistência Técnica: Porque é que uma bateria dura tão pouco Google+

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Porque é que uma bateria dura tão pouco


                                       Bateria esgotada?

  Ter uma tomada de corrente sempre à mão começa a ser um recurso de primeira necessidade. Chegou o momento de saber porque é que uma bateria de um smartphone dura tão pouco tempo.

  Baterias que se obtêm da energia do açúcar, de uma gota de água, de areia da praia ou que se fabricam com madeira. Não são ideias estrambólicas, mas sim projectos reais em que estão trabalhando equipas de investigação de varias universidades de todo o mundo para atenuar um dos maiores males dos dispositivos moveis: O escasso tempo que podemos usá-los sem o incómodo aviso de que a carga da bateria está a terminar e que possa acontecer o pior, passar umas horas sem acesso ao nosso smartphone.

  Os atuais telefones moveis permitem-nos fazer quase tudo nesta sociedade híper conectada. Para que cumpram as espectativas que depositamos neles, há que sair de casa com a carga a 100% ou, contar com uma alternativa, se esse dispositivo precisar de mais atenção que o habitual. A pouca duração das baterias é um problema pendente dos fabricantes. Torna-se inevitável perguntar, porque é que, se o resto das tecnologias avança tão depressa, porque é que não acontece o mesmo com as baterias? Uma das respostas mais recorrente, é que agora os telefones são mais sofisticados, utilizamos para mais coisas e, portanto requerem mais recursos.

  A duração da bateria depende em grande medida das prestações do hardware do smartphone (maior ecrã, maior consumo, por exemplo) da optimização do sistema operativo, e da eficiência das apps utilizadas, e também do uso que os utilizadores fazem com elas, não é o mesmo uma pessoa que está continuamente a utilizar o GPS e a ligação de dados e outra que só utiliza mensagens.

                                            A imposição do Design

   O design dos aparelhos móveis é sem dúvida, o que se impõe sobre todas as razões. Se queremos dispositivos mais finos, parece difícil caber lá dentro baterias de grande capacidade. Hoje em dia o critério de escolha de uma bateria é o tamanho do ecrã que por sua vez influencia o Design final do equipamento. Tendo em conta que o mínimo que se exige actualmente é um tamanho de 4”, sendo a média cerca de 5”, e alem disso procurando um Design diferenciador e minimalista em peso e espessura, faz com que as baterias utilizadas nestes casos não superem os 2500mAh. De todos os componentes que integram um smartphone, é o ecrã táctil o que mais recursos gasta. Com a chegada destes a duração das baterias baixaram substancialmente nestes dispositivos. Muitos recordam co nostalgia os tempos em que as baterias duravam uma semana sem necessitar de carga. Também deveriam saber que da mesma maneira se não lhes exigíssemos tanto, e apenas os utilizássemos para fazer e receber chamadas e mandar esporadicamente uma SMS, as cargas das baterias também durariam muito mais.

  Actualmente , uma bateria de 2400mAh oferece um tempo máximo em espera de 18 dias, superando várias vezes a duração  de apenas três ou quatro anos, o “problema” é que agora o nosso telefone  não está ali para esperar, mas sim para responder às nossas necessidades durante 24h nos sete dias da semana.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário